- Colocar os materiais em ordem, principalmente aqueles que foram guardados em local errado;
- Verificar se há materiais extraviados;
- Identificar materiais que precisam de reparos;
- Conferir possíveis problemas nas etiquetas que indicam a localização dos livros.
O inventário não somente organiza o acervo, mas também nos dá diretrizes para o desenvolvimento de nossa coleção (se devemos comprar mais exemplares de um determinado livro, por exemplo), para os serviços de conservação de nosso acervo e para orientação de nossos usuários, especialmente sobre a importância de zelar pela integridade dos materiais.
Os usuário das bibliotecas, colabora com este trabalho o ano todo quando:
- Não guarda os materiais na estante após o uso;
- Obedece os prazos de renovação de empréstimo e devolução;
- Não entra na biblioteca com objetos e/ou alimentos que podem danificar os materiais;
- Informa aos funcionários sobre erros que você identificou no banco de dados Dedalus ou etiquetas de livros;
- Armazena os materiais de modo adequado enquanto estão sob sua responsabilidade;
- Avisa os funcionários quando acontece algum acidente com um material (quando uma capa se solta, uma folha se rasga ou um líquido é derramado sobre um livro, por exemplo);
- Repõe materiais que foram danificados ou extraviados e que estavam sob sua responsabilidade.
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