Todos sabemos da importância da atuação de um bom profissional no serviço de intermediação na busca de informação.
Sabemos também que são muitos os desafios uma vez que não se tem o devido apoio e reconhecimento de órgãos governamentais na prática das leis que visam o tão sonhado progresso educacional, do qual fazermos parte.
Diante disso, existe uma grande necessidade dos profissionais da informação se unirem aos da educação nesse processo não só por reconhecimento, mas para favorecer o acesso dos cidadãos ao conhecimento.
Diante disso, existe uma grande necessidade dos profissionais da informação se unirem aos da educação nesse processo não só por reconhecimento, mas para favorecer o acesso dos cidadãos ao conhecimento.
"Bibliotecas podem erradicar analfabetismo" http://www.opais.net/pt/opais/?det=23895&id=1787&mid=229
Ainda falando de educação vamos refletir, agora que temos a recente LEI Nº 12.244 DE 24 DE MAIO DE 2010, sobre como manter os nossos leitores na intimidade com o mundo da leitura. Se a educação está diretamente ligada ao acesso e o uso (exploração, deleite) das fontes informacionais, como o profissional da informação pode se preparar para atender aos sedentos desse bem tão precioso?
O link abaixo se refere ao hábito de leitura (que tem sobrevivido) de estudantes em idade escolar:
"Sobrevida para o hábito de ler": http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=20318
Bem interessante a abordagem dos temas. Precisamos estar atentos quanto a essas observações, chega de sermos questionados sobre o que ensina o curso de Biblioteconomia, quando a noção que a maioria das pessoas tem é que passamos de 4 a 5 anos numa faculdades apredendo a organizar livros na estante. Já fui muitas vezes questionada, e apesar de ficar triste com esses qustionamentos, tento explicar à altura qual de fato é o nosso papel nas bibliotecas, instituições e centros de documentação, e quando começo falar sobre - Disseminação da informação, Competência Informacional,Arquitetura da Informação, entre outros assuntos que vemos na academia, logo vem a surpresa e o interesse das pessoas em querer saber mais... O que pretendo dizer com isso é que de fato o nosso papel na educação é muito importante, mas é preciso amadurecer essa idéia, é preciso acima de tudo termos essa consciência e ter em mente que educar através dos livros (para um bibliotecário) não é simplesmente, perguntar o livro que o usuário busca, identicá-lo na estante e fazer um empréstimo, é mais que isso, é trabalhar a cognição do usuário, e isso requer didática, metodologia e as nossas escolas pouco nos ensina sobre isso.
ResponderExcluirBeijos!
Bárbara Barcellos