UNEB e Ufba querem criar curso de biblioteconomia a distância (EaD)
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
A UNEB e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) estão estudando a criação de um curso de biblioteconomia, na modalidade EaD, em consonância com o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).
O assunto foi tratado entre a vice-reitora da UNEB, Amélia Maraux, o diretor do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Ufba, Rubens Ribeiro, e a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) da 5ª Região (Bahia e Alagoas), Lucimar Oliveira Silva, durante a mesa de abertura da I Semana do Bibliotecário, realizada na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, no bairro dos Barris, em Salvador.
“A oferta dessa graduação é de extrema importância para o estado, já que dados indicam que a Bahia sofre com a escassez desses profissionais”, salientou Amélia, citando que a ideia do curso foi uma indicação do CRB.
Amélia também exaltou a função das bibliotecas, espaço que definiu como “fundamental para a promoção da leitura e da informação”.Sociedade da informação
A I Semana do Bibliotecário aconteceu entre os dias 12 e 15 de março, em comemoração ao Dia Nacional do Bibliotecário.O evento, que contou com o tema bibliotecário: a essência da sociedade da informação, foi promovido por estudantes e professores do curso de biblioteconomia e documentação da UFBA, em parceria com o Sistema de Bibliotecas (Sisb) da UNEB, o CRB e a FPC, vinculada à Secretaria estadual de Cultura (Secult).
A programação contou com mesas-redondas, debates e palestras. No dia 12, uma caminhada de manifesto em defesa da profissão partiu do Campo Grande e teve fim em frente à biblioteca pública.
O Dia Nacional do Bibliotecário é comemorado oficialmente no dia 12 de março. A data foi escolhida em comemoração ao dia de nascimento de Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.
Meu nome é Carmelita e trabalho em uma biblioteca pública municipal mais de cinco anos. gostaria muito de me graduar em biblioteconomia. Formosa GO
ResponderExcluir