O blog de Biblio tem por objetivo atualizar os estudantes e profissionais da área de Biblioteconomia. Temos a missão em divulgar tudo que for relevante e de interesse comum. Propomos uma bela parceria com todos.

O @cabiblioufba está sob a nova gestão da chapa luta, ação e renovação. Vindo com muita vontade!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Curso de graduação em Biblioteconomia EaD !!

http://www.uneb.br/2011/03/16/uneb-e-ufba-querem-criar-curso-de-biblioteconomia-na-modalidade-ead/
POR Ascom/Matheus 70, 16 mar 2011, 16H02

UNEB e Ufba querem criar curso de biblioteconomia a distância (EaD)

Danilo Oliveira
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


dh_bibliotecario

Projeto foi tratado durante abertura da I Semana do Bibliotecário, em Salvador.

Fotos: Lucília Vieira/Sisb

A UNEB e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) estão estudando a criação de um curso de biblioteconomia, na modalidade EaD, em consonância com o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).

O assunto foi tratado entre a vice-reitora da UNEB, Amélia Maraux, o diretor do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Ufba, Rubens Ribeiro, e a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) da 5ª Região (Bahia e Alagoas), Lucimar Oliveira Silva, durante a mesa de abertura da I Semana do Bibliotecário, realizada na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, no bairro dos Barris, em Salvador.

“A oferta dessa graduação é de extrema importância para o estado, já que dados indicam que a Bahia sofre com a escassez desses profissionais”, salientou Amélia, citando que a ideia do curso foi uma indicação do CRB.

corpo_bibliotecario

Amélia Maraux (UNEB) e Rubens Ribeiro (Ufba) representam as universidades na parceria

Amélia também exaltou a função das bibliotecas, espaço que definiu como “fundamental para a promoção da leitura e da informação”.
Na próxima sexta-feira (18), um encontro entre a vice-reitora e a presidente do conselho regional – na sala de reuniões da Reitoria, no Campus I da UNEB, em Salvador – vai dar início à elaboração do projeto.
Também participaram da mesa de abertura da semana Ivanise Tourinho, diretora das Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia (DBP), representando Ubiratan Castro, diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC); Marilene Almeida, representante do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Ufba e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Assufba); e Bárbara Barcellos, representante do conselho acadêmico do curso de biblioteconomia da Ufba. A vice-coordenadora do Sisb, Lucília Vieira, prestigiou as atividades.

Sociedade da informação

A I Semana do Bibliotecário aconteceu entre os dias 12 e 15 de março, em comemoração ao Dia Nacional do Bibliotecário.
O evento, que contou com o tema bibliotecário: a essência da sociedade da informação, foi promovido por estudantes e professores do curso de biblioteconomia e documentação da UFBA, em parceria com o Sistema de Bibliotecas (Sisb) da UNEB, o CRB e a FPC, vinculada à Secretaria estadual de Cultura (Secult).
A programação contou com mesas-redondas, debates e palestras. No dia 12, uma caminhada de manifesto em defesa da profissão partiu do Campo Grande e teve fim em frente à biblioteca pública.
O Dia Nacional do Bibliotecário é comemorado oficialmente no dia 12 de março. A data foi escolhida em comemoração ao dia de nascimento de Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

Um comentário:

  1. Meu nome é Carmelita e trabalho em uma biblioteca pública municipal mais de cinco anos. gostaria muito de me graduar em biblioteconomia. Formosa GO

    ResponderExcluir