O blog de Biblio tem por objetivo atualizar os estudantes e profissionais da área de Biblioteconomia. Temos a missão em divulgar tudo que for relevante e de interesse comum. Propomos uma bela parceria com todos.

O @cabiblioufba está sob a nova gestão da chapa luta, ação e renovação. Vindo com muita vontade!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Biblio na Mídia!!!

CIENTISTAS PROJETAM PAPEL-ELETRÔNICO (E-PAPER) FEITO DE... PAPEL

No futuro você poderá ler seu jornal e ver vídeos e fotos em alta definição em uma folha de papel de verdade. Depois poderá reciclá-la

Técnica é a mesma usada para fabricar papel-eletrônico

Técnica é a mesma usada para fabricar papel-eletrônico

Se você já ouviu falar dos e-readers – leitores eletrônicos de livros e jornais como o Kindle da Amazon – você sabe que a maioria deles utiliza um monitores de e-paper, ou papel-eletrônico, para exibir o texto, fotos e vídeos, mas o que é e-paper? O e-paper é um material que usa a técnica de electrowetting (sem tradução em português) que consiste em aplicar um campo elétrico em gotículas coloridas em um vidro, de modo a simular a sensação visual de letras (e fotos, etc.) impressas em papel.

O problema com o e-paper, como toda tecnologia atual, é que ele não é lá tão fácil de reciclar, além de ser apresentado em um meio sólido que – ainda – não pode ser dobrado e guardado com facilidade. Isso pelo menos até hoje.

Andrew Steckl, professor de engenharia elétrica da Universidade de Cincinnati demonstrou que a técnica do electrowetting pode funcionar também em papel de verdade – desde que esse papel siga algumas técnicas de fabricação específicas.

electro

“Um dos objetivos do e-paper é replicar o visual e a sensação de tinta no papel”, diz o professor. “Nós buscamos investigar o uso de papel como um substrato para os aparelhos que usam a técnica do electrowetting para conseguir papel-eletrônico em papel”.

Essa tecnologia abre possibilidade para que você tenha um leitor eletrônico no mesmo formato – e textura e mobilidade – que uma folha de papel normal, que poderá ser dobrado e guardado no bolso, depois usado para ler o seu jornal preferido, por exemplo, além de baixar livros e ver vídeos. Tudo em uma única folha.

A outra vantagem do papel-eletrônico de papel é, claro, ambiental. Após algumas semanas de uso, uma folha de papel irá parecer naturalmente desgastada. Como estamos falando de papel de verdade, você poderá deixá-lo na lixeira de coleta seletiva mais próxima da sua casa, como você faz com qualquer papel normal hoje em dia – você recicla, não? Sem contar, claro, a redução brutal no uso de papel quando essa tecnologia atingir todo o seu potencial econômico.

Boa notícia, de fato!

REPORTAGEM PUBLICADA NO SITE DO MSN EM 23/11/2010

http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=26460968

2 comentários:

  1. O papel eletrônico vai revolucionar
    apesar de sua desvantagens... mas
    o livro impresso nunca vai deixar de existir.

    ResponderExcluir
  2. Como disse meu amigo Bruno o papel eletrônico veio para revolucionar, porém, o papel impresso (tradicional) sempre terá seu espaço na comunidade de usuários. Que essa tecnologia venha para adequar-se às necessidades de determinado perfil de usuário enquanto que o tradicional vai atender as necessidades específicas dos seus usuários.

    *_* :-)

    ResponderExcluir