Aos 199 anos, a primeira Biblioteca Pública do Brasil, realiza na próxima quinta-feira (05), a sua III Lavagem. O evento acontece em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, também dia 05.
A festa promete ser culturalmente grandiosa, pois visa “confirmar a baianidade da instituição”, além de comemorar os 40 anos de inauguração da atual sede, no bairro dos Barris.
De acordo com a gestora da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), Ivana Lins, a Lavagem, que é a única Lavagem “Profana – Literária” que compõe o calendário cultural da cidade, “reafirmará a importância de uma ação cultural que leva para as ruas o livro, a literatura e sua morada mais antiga na Bahia, proporcionando, por onde quer que o cortejo passe, o contato direto das pessoas com este universo”, enfatiza.
Com a participação de artistas como Adailton Poesia e a Banda Tambores da Raça para animar a concentração, a lavagem sairá às 9h, da praça do Campo Grande.
Na formação do cortejo estarão baianas, poetas, escritores, artistas, circenses, intelectuais, estudantes, populares e um mini-trio, que será comandado pelo grupo cênico-musical Os Multipétalos. No trajeto serão distribuídos livros, como forma de reforçar a importância da leitura para o crescimento do ser humano.
No fim do cortejo acontece a lavagem das escadarias da BPEB e na oportunidade inaugurará novo banner, permanecendo com o slogan “De Braços Abertos para Você”, o que simboliza que a biblioteca está aberta à diversidade, à pluralidade do ser humano, e baseada no respeito ao conhecimento.
Promover o acesso ao livro e a leitura através da ação cultural é um caminho instigante para a formação de leitores, e a Biblioteca Pública desempenha brilhantemente esse papel.
ResponderExcluirParabéns a Biblioteca Pública do Estado da Bahia pelos seus 40 anos na atual sede e por promover atividades de tamanha importância ao leitoR baiano. EU VOU PRA LAVAGEM!!!
bJOS ;)